HomeServiçosMedicina do Trabalho

Medicina do Trabalho

      Realizamos os Serviços de Apoio e Gestão a Saúde - Ocupacional

 

     A medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. Por isso, possuímos um grande número de profissionais prestadores de serviços convidados e cadastrados junto a nossa empresa. 

     O médico do trabalho é o responsável técnico pelo PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o qual avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador trabalha exposto.

     Observação Importante:

     Os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaborar e implementar o PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Na execução do mencionado programa deverão ser observados parâmetros mínimos e diretrizes gerais estabelecidos pela NR 7, objeto deste texto, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

     Nota

     O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de Nota Técnica, esclarece que: "Todos os trabalhadores devem ter o controle de sua saúde de acordo com os riscos a que estão expostos. Além de ser uma exigência legal prevista no art. 168 da CLT, está respaldada na Convenção nº 161 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, respeitando princípios éticos, morais e técnicos.".

     Todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaborar e implementar o PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Na execução do mencionado programa deverão ser observados parâmetros mínimos e diretrizes gerais estabelecidos pela NR 7, objeto deste texto, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. 

     Nota: O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de Nota Técnica, esclarece que: "Todos os trabalhadores devem ter o controle de sua saúde de acordo com os riscos a que estão expostos. Além de ser uma exigência legal prevista no art. 168 da CLT, está respaldada na Convenção nº 161 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, respeitando princípios éticos, morais e técnicos.". 

     A emissão do Atestado de Saúde Ocupacional - ASO é imediata (desde que não haja exames complementares): documento que o funcionário recebe com o resultado dos exames, as opções são: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função, consta de um exame clínico e eventualmente de outros complementares, realizado pelo médico coordenador do PCMSO ou outro médico examinador por ele delegado.

     Estamos preparados com uma ampla rede de credenciados em todo o Brasil, especialmente atendendo Curitiba, região metropolitana litoral e todo o estado no Paraná com diversos exames, tais como:

  • Audiometria
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Espirometria
  • Exames Laboratoriais
  • Exames Médicos Especializados
  • Exames Psicológicos
  • Exames Odontológicos
  • RX - Radiografias

 

     SEGSaúde possui diversos diferenciais neste atendimento, consulte-nos. 

 

Atendimento Nacional Fone SEGSaúde

Ligação Gratuita: 0800 932 0000 ramal 3040

Atendimento para todo o Brasil exceto para Curitiba

Fone: 41 3434-3040 Curitiba

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.